O presidente Jair Bolsonaro discursou nesta terça-feira, 21, na abertura da sessão de debates da 76ª Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York, nos Estados Unidos. O presidente do Brasil foi responsável por fazer o discurso de abertura do evento, seguido do presidente dos Estados Unidos.
De acordo com análise do comentarista do Canal Rural Alexandre Garcia, o discurso do chefe de Estado pode ser considerado ‘estadista e corajoso’. “O discurso foi extremamente corajoso porque ele [Bolsonaro] abordou temas que até 2016 eram imaculados pelo governo.”
“Ele fez um discurso curto, compacto, objetivo e muito claro sobre o que ele chamou de ‘ um Brasil diferente daquele que os jornais e a televisão tem mostrado’, e realmente foi assim. Ele se referiu ao agronegócio como a grande capacidade do setor brasileiro de alimentar a humanidade com apenas 8% do território, o que significa altíssima produtividade, tecnologia e respeito ao meio ambiente. Falou [Bolsonaro] também sobre a infraestrutura, sobre os programas de parcerias em portos, rodovias e sobretudo em ferrovias brasileiras, grande responsável pelo escoamento da riqueza brasileira”, avaliou Garcia.