A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou nesta terça-feira, 10, novas projeções para a safra de grãos 2020/2021. O comentarista Alexandre Garcia parabeniza o produtor rural brasileiro pelos resultados. “Só vitória! Estamos nos confirmando como o maior produtor do planeta Terra em soja”, afirma.
A entidade projeta colheita de 134,9 milhões de toneladas, alta de 8% em relação ao ciclo anterior. A área plantada deve aumentar somente 3,5%, e, assim, a grande responsável pelo resultado histórico é a produtividade, que deve subir 4%. “Vejo gente colhendo mais de 100 sacas por hectare”, diz. “É uma vitória contundente, resultado do trabalho, da tecnologia e da inteligência, a despeito de tanta coisa contrária”, complementa.
- Soja: mesmo com seca e atrasos no plantio, Conab eleva previsão para a safra
- Safra total de milho deve alcançar 104,9 milhões de toneladas, estima Conab
Alexandre Garcia destaca também o crescimento da produção de milho, que vem um “círculo virtuoso” devido ao aumento das exportações de carnes, o que aumenta a demanda pelo insumo usado na ração dos animais. “Tomara que todos tenham excelentes rendimentos para estimular a produção”.