O comentarista Alexandre Garcia afirma que os caminhoneiros autônomos não devem entrar em greve a partir do dia 1º de fevereiro. Segundo ele, o governo atendeu algumas solicitações do setor, como o ajuste nos preços do frete com base na inflação e no preço do diesel S10 no segundo semestre de 2020.
Porém, segundo ele, baixar o preço do diesel é uma questão para a Petrobras, que dificilmente vai conseguir fazê-lo. “É uma empresa que quase quebrou por causa da corrupção”, diz.
Além disso, o presidente Jair Bolsonaro anunciou em live que retiraria a tarifa de importação sobre pneus, uma reivindicação dos caminhoneiros autônomos. Alexandre Garcia afirma que a indústria nacional não gostou da medida, defendendo que o correto seria zerar os impostos sobre insumos para fomentar a produção local. “Mas a reivindicação dos caminhoneiros foi atendida”, diz.
O comentarista acrescenta que também não é um momento adequado para greve. O Brasil está começando a vacinação contra a Covid-19 e a colheita da safra de soja 2020/2021. Ambos os processos necessitam do bom funcionamento da logística de escoamento. “Os caminhoneiros reconhecem a sua responsabilidade. Eles sempre deram mostras disso, trabalhando até além da expectativa”, frisa.