No interior de São Paulo, um produtor de café registrou floradas antecipadas em sua lavoura. Alan Baldon, morador de São José do Rio Pardo, relatou que as chuvas ajudaram no crescimento das flores nesta época do ano.
Mas o cenário preocupa, já que a região precisa de mais volumes nos próximos meses para as floradas continuem e não ocorra perda na produtividade.
De acordo com o analista de mercado da MM Cafés, Marcus Magalhães, além das floradas antes do esperado, o dólar e condições climáticas adversas devem impactar o mercado nesta semana.
Previsão do tempo
Na última semana, houve registro de mais 100 milímetros em diversas cidades do estado de São Paulo. De acordo com a Somar Meteorologia, a chuva também chegou no Sul de Minas Gerais, mas com baixos acumulados.
Para os próximos dias, um bloqueio atmosférico deve inibir a formação de uma frente fria em todo o Brasil. Com isso, o tempo deve ser seco nas principais regiões produtoras do grão.
“Desde o norte do Paraná, boa parte de São Paulo e ainda boa parte de Minas Gerais, todos esses locais não devem registrar chuva nesta semana”, informa a Desirée Brandt, meteorologista da Somar.