Os carros elétricos começam a se tornar frequentes nas ruas das cidades mundo afora, inclusive no Brasil. Nas fazendas, apesar de ainda raros, uma série de empresas já têm tratores e outros maquinários desenvolvidos para substituir os equipamentos movidos à combustão.
- China apresenta primeiro trator elétrico autônomo movido a hidrogênio
- Maquinários e tratores elétricos serão o futuro da agricultura?
Pode levar algum tempo já que, mesmo nos países mais avançados, poucas fazendas podem fornecer energia para carregar rapidamente um trator elétrico pequeno, muito menos grandes veículos agrícolas.
Ao mesmo tempo, pelo menos 70 fabricantes de veículos agrícolas estão adotando a eletricidade em todo o mundo porque a capacidade de carregamento, a acessibilidade a pontos de energia e outros fatores estão se desenvolvendo rapidamente, assim como também para os veículos urbanos.
Um dos mais interessantes é Kubota X, um trator de origem japonesa que é totalmente elétrico e que tem conexão com diversos sensores e até drones, que fazem o sobrevoo das áreas, indicando qual atividade deve ser realizada, seja plantio, colheita ou adubação.
A partir da análise, o trator se conecta ao equipamento adequado, realiza a atividade na lavoura e avisa o produtor por celular de que a atividade está concluída.
Para saber mais sobre o assunto, acesse o site do AgEvolution.