Levantamento preliminar foi encaminhado para o Ministério da Agricultura para que o governo federal possa decidir a melhor maneira de ajudar os produtores rurais
Levantamento preliminar da Emater do Rio Grande do Sul indicou que, devido a estiagem, ao menos 150 municípios do estado estão com perdas de produção no milho entre 45% e 70% por cento. Com essas informações preliminares, as entidades do setor tentam conseguir ajuda federal via ministérios da Economia e Agricultura.
Como não é possível ter um relatório consolidado por a estiagem porque ainda existe a mensuração da janela de plantio, com produtores podendo plantar até o final de dezembro, o levantamento preliminar é a única ferramenta para convencer o governo a mudar algumas normas para favorecer, por exemplo, o replantio de áreas danificadas com a ajuda de financiamentos agrícolas.
Uma reunião feita com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, no dia 23 de novembro houve um andamento nessas pautas e um pedido do governo federal para que novos dados fossem apresentados.
A análise que se faz em Brasília é que na próxima semana haverá uma sinalização sobre a possibilidade de atendimento dessa demanda. Se ocorrer, deve ocorrer uma reunião do Conselho Monetário Nacional. Enquanto isso, produtores seguem de olho no desenrolar dessa ‘novela’.