Você sabe o que o agronegócio e o videogame têm em comum? A Embrapa Solo, juntamente com o Sistema CNA Senar e o Senai do Rio de Janeiro, lançaram nesta sexta-feira, 26, o projeto SilsPlay, ou Jogo de Solo, para desafiar startups a criarem jogos digitais para o setor do agro.
Para Petula Ponciano, chefe-geral da Embrapa Solos, a ação envolve uma nova forma de comunicação do conhecimento que é gerado pelo centro de pesquisa, com base na sustentabilidade de dois recursos essenciais para o planeta: solo e água.
- Novo sistema antecipa diagnóstico de mastite em vacas leiteiras
- Tecnologia: startup cria software capaz de pesar gado a distância
“O evento e seus desdobramentos trarão também a perspectiva de trabalharmos novos cenários e desafios para setor agro. Ao mesmo tempo, irão colaborar para popularizar a sustentabilidade da produção agropecuária brasileira e promover o engajamento das pessoas por meio de uma ferramenta dinâmica e moderna, que são os jogos e a gamificação.”
Fabricius Garcia Neto, especialista em captação de recurso da Firjan, ressalta que iniciativas como a do SoilsPlay, idealizada pela Embrapa Solos, são de extrema relevância para o setor agrícola, umas das atividades mais importantes da economia brasileira. “A gameficação do aprendizado de aspecto técnico, administrativo e operacional de uma fazenda, com um roteiro de atividades a partir da experiência real, é uma ferramenta moderna de disseminação do conhecimento que vai apoiar produtores em todo País”.
“Os jogos digitais, além de entreter, são ferramentas importantes de educação e sensibilização para gerações que cresceram jogando videogames e jogos em celular. Esta parceria com a Embrapa e a Firjan SENAI neste desafio é um passo enorme para chamar a atenção em temas cruciais sobre sustentabilidade, ciência e melhores e modernas práticas no agronegócio”, reforça Rodrigo Terra, presidente da Abragames.
Quer ficar por dentro das novas tecnologias que estão sendo desenvolvidas para o agronegócio? Fique ligado no AgEvolution