O Banco Central, divulgou nesta segunda-feira, 18, o relatório Focus, pesquisa com mais de 100 consultorias sobre as projeções para a economia brasileira. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) este ano voltou a subir. A estimativa para o índice passou de 3,31% para 3,33%, no segundo ajuste consecutivo.
Já a taxa Selic permaneceu em Selic 5% ao ano. Para 2020, a expectativa caiu de 4,50% para 4,25% ao ano. A estimativa de expansão do Produto Interno Bruto (PIB), a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, foi mantida em 0,92% este ano. O dólar segue em R$ 4 para o fim de 2019 e 2020.
De acordo com o economista Silvio Campos, da Tendências Consultoria, o mercado está melhorado as perspectivas sobre o cenário econômico nos últimos meses, o que contribui para resultados mais positivos.
‘Sabemos que o Brasil está passando por uma agenda difícil, de reformas, retomadas e mudanças em decisões econômicas, que aos poucos começam a se traduzir em dados a curto prazo pouco mais favorável. Com isso, a percepção que vamos entrar em 2020 em um ritmo um pouco melhor, tem se consolidado. Claro, ainda existem risco em relação à questões externas, ruídos políticos, situações essas que ainda exige cautela’, afirma Silvio.