O governo de Mato Grosso do Sul publicou nesta quinta-feira, 14, no o aumento do Fundo de Desenvolvimento do Sistema Rodoviário do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundersul). O fundo, criado há 10 anos, é uma medida do governador Reinaldo Azambuja para arrecadar recursos para melhorias nas estradas e rodovias estaduais.
Com a publicação, o texto aprovado na última quarta-feira, 13, pelos deputados na assembleia legislativa de Mato Grosso do Sul, já está em vigor. Segundo estimativa de produtores rurais independentes, com o reajuste, a alíquota do fundo pode ter um aumento de 74% para alguns produtos. Entidades ligadas ao setor agropecuário em Mato Grosso do Sul, divulgaram nota de repúdio à medida.
Alessandro Coelho, presidente do Sindicato Rural de Campo Grande (MS) analisou que decisão foi um banho de água fria para o setor produtivo, que está se recuperando de uma grande crise.
“Nós estamos verificando a possibilidade de proposta fundamentada para retirar essas taxas, pois isso afasta os investidores e vai gerar um problema ao estado”, diz. Em comunicado, os produtores afirmam que o imposto é indevido, já que prevê o pagamento apenas dos produtores rurais.
Confira a tabela elaborada por produtores rurais com expectativa de alta dos tributos do Fundersul: