Conforme instrução normativa nº 2, de 3 de setembro de 2019, da Agência Goiana de Defesa Agropecuária, o início do plantio de soja na safra de verão em Goiás foi antecipado para o dia 25 deste mês. A medida, assinada pelo presidente José Essado Neto, foi publicada no Diário Oficial do Estado na edição da última quarta-feira, 4, em caráter excepcional com validade somente para a safra de soja 2019/2020.
Com isso, o vazio sanitário para o período de 1º de julho a 30 de setembro deste ano, fica reduzido em apenas seis dias e continua até o dia 24 deste mês, o que significa que até esta data não pode haver plantas voluntárias de soja nas áreas cultivadas na safra anterior.
O presidente da Agrodefesa explica que a decisão de antecipar o plantio da nova safra teve como base os procedimentos adotados por estados vizinhos e pedidos formalmente apresentados por entidades representativas dos produtores rurais. “Outro fator considerado foi a importância da cultura para a economia de Goiás, pela geração de empregos, incremento dos negócios e obtenção de divisas com as exportações, vale lembrar que em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, o vazio sanitário da cultura da soja termina no dia 15 de setembro de cada ano, 10 dias antes do estado goiano”, afirma.