A saca de 60 quilos do milho chegou a R$ 65 em Campinas (SP) nesta terça-feira, 25, de acordo com levantamento da consultoria Safras & Mercado. “As exportações estão com o pé no acelerador. E a colheita da safrinha está na reta final, com mais de 95% das lavouras já colhidas. Projeção de 72 milhões de toneladas, cerca de 75% desse volume foi negociado”, comenta o analista Vlamir Brandalizze, da Brandalizze Consult.
Segundo ele, isso deve colaborar para que as cotações se mantenham em alta em setembro. “No próximo mês acontece a corrida das indústrias em busca de milho para trabalhar até o fim do ano, o que é benéfico para o produtor, porque vai manter as cotações firmes. No mercado de porto, [o preço] está em torno de R$ 58/60, e é desses patamares para cima que as indústrias terão que pagar para adquirir o que resta”, afirma.
- Milho: ‘Este é o momento de construir fluxo de caixa’, diz analista
- Milho: Estados Unidos não devem atingir safra recorde, diz banco alemão
O analista destaca que o milho é uma boa alternativa para o produtor na safra de verão, já que algumas lavouras sofreram com geadas na última semana. “O produtor seguirá ganhando neste restante de ano”, pontua.