Mercado e Cia

Previsão do tempo: após chuvas com mais de 180 mm, geada atinge o Sul

Somar Meteorologia afirma que frente fria que estava no Sul avança para outras regiões e logo em seguida, massa de ar polar derruba temperaturas

Após a passagem de uma frente fria, o Rio Grande do Sul registrou chuvas expressivas. A Somar Meteorologia afirma que em poucas horas, o sistema provocou 30% da chuva esperada para o mês de maio. Em Alegrete, por exemplo, foram 185 milímetros de precipitações, contra 145 milímetros na média para o mês. Já Toledo (PR) recebeu 150 milímetros de chuva, sendo que o esperado pelos meteorologistas era 80 milímetros. 

“Esse volume elevado vem pra diminuir as perdas por conta da seca no milho segunda safra”, comenta a editora do tempo do Canal Rural, Pryscilla Paiva.

Essa frente fria ainda deve provocar chuva no Sul do país, mas segue também para outras regiões. A expectativa é que precipitações alcancem São Paulo, atingindo com mais força o oeste do estado. “Mas essa chuva não vai ser tão elevada em São Paulo quanto foi no Sul do Brasil pois quando ela avança, se desconecta da umidade da Amazônia”, explica.

Há previsão de chuvas também no Centro-Oeste. A Somar afirma que regiões do norte, centro-sul e oeste de Mato Grosso deverão receber precipitações, trazendo umidade para o milho segunda safra.

Frio

Após a passagem dessa frente fria, uma massa de ar polar deve derrubar as temperaturas no Sul do país. Na segunda-feira, 25, há expectativa de frio no Paraná, Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul, com mínimas de 6 ºC e até mais baixas. Em Cascavel (PR), há possibilidade de geada fraca no milho safrinha, por exemplo.

No Sudeste, as temperaturas diminuem, mas não há risco de geadas no café. “Embora a temperatura fique em torno de 5 ºC a 4 ºC, se tiver geada, será na relva. Para atingir a planta terá que ser uma temperatura negativa. Pode fazer frio mas não vai afetar as lavouras comerciais”, afirma Paiva.