O bloqueio atmosférico que atua na região central do país deve impedir o avanço de novas frentes frias, principalmente em áreas onde o milho segunda safra está sendo colhido. De acordo com a Somar Meteorologia, há previsão de chuva no Sul do país nos próximos dias, mas o fenômeno deve seguir em direção ao oceano e não atingir áreas do Sudeste e Centro-Oeste.
“O tempo continua seco na porção central do Brasil, com temperatura elevada. Isso vai fazer a umidade relativa do ar ficar baixa, abaixo de 20% a 30%, sendo prejudicial para a saúde”, comenta a meteorologista Desirée Brandt.
Frio
A Somar também prevê que na próxima semana, uma massa de ar polar deve avançar pelo Sul, reduzindo as temperaturas. Porém, não há chances de geadas em lavouras do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
16 a 25 julho
Já no fim da outra semana, volta a chover no Rio Grande do Sul, mas o tempo segue seco em toda a região central do Brasil, favorecendo os trabalhos de retirada do milho.
“Temos um pouco de chuva no Sul, mas ainda é mais fraca em relação aos últimos episódios que a região registrou [ciclones]”. A expectativa é de pelo menos 15 dias sem chuvas na região central do Brasil, fato que ajuda os produtores do cereal.