O Brasil não registra um mês de fevereiro tão chuvoso desde 2004, de acordo com a Somar Meteorologia. Para março, a previsão do tempo não mostra grandes mudanças: as chuvas se mantém no centro-norte, Sudeste e parte do Nordeste.
Em Varginha (MG), choveu o dobro do esperado para fevereiro, com acumulados em torno de 400 milímetros. A precipitação deve continuar até 4 de março. O início do próximo mês concentrará a maior quantidade de chuvas previstas para março, que devem chegar a 140 milímetros em 30 dias — serão 13 dias de chuva na cidade.
Outra cidade que teve níveis altos para o período foi Rio Verde (GO): 300 milímetros registrados contra 200 milímetros esperados. E deve chover muito em março, a expectativa é de 245 milímetros nos próximos 30 dias, com 24 dias de chuva.
Segundo a meteorologista Desirée Brandt, os acumulados continuarão baixos no Sul; com exceção ao interior e da parte oeste, onde os níveis ficam na média. “Mas isso não quer dizer que chove ao longo do mês. A expectativa é haja muita irregularidade na região, preocupando principalmente o Rio Grande do Sul”, comenta.
No município de Cruz Alta (RS), que está há mais de 40 dias sem chuva agrícola, só há previsão para três dias de chuva em março, e essa precipitação chega só a partir do dia 18, indica a previsão do tempo.