Após a passagem de um ciclone bomba, que deixou lavouras do Sul do país destruídas, a Somar Meteorologia afirma a partir do domingo, 5, um novo ciclone deve se formar na região.
“Até porque toda frente fria tem um ciclone associado. Mas não dá para dizer ainda que este vai ser um ciclone bomba. Porém, certamente as áreas castigadas no início desta semana sofrerão com esse novo ciclone”, diz a meteorologista Desirée Brandt.
- Previsão do tempo: fim de semana terá geada seguida de temporais
- Maior raio do mundo é registrado no Rio Grande do Sul, com 709 km
Com isso, há expectativa de que a região registre ventania, descargas elétricas, chuvas fortes e até queda de granizo. Entre a terça-feira, 7, e a quarta, 8, as precipitações devem atingir mais de 50 milímetros entre o norte do Rio Grande do Sul e o Paraná. Enquanto isso, o centro do Brasil segue com tempo seco e chuvas são observadas apenas no Norte e na costa do Nordeste.
Fim de semana
O frio intenso que atingiu áreas do Sul do país nesta sexta-feira, 3, não foi suficiente para formar geadas em áreas de café, cana e laranja entre São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.
Essa massa de ar polar perde força no fim de semana e o risco de geadas diminui. O sábado, 4, terá mínimas acima de 10 ºC na metade norte do Paraná, em São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. Já o Sul ainda pode registrar temperaturas abaixo de 0 ºC, mas se ocorrerem, serão em pontos mais altos.