A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) apresentaram nesta quarta-feira, 10, os resultados do projeto Biomas, além de lançarem um novo programa chamado Pravaler.
Criado em 2010, o Projeto Biomas contou com a participação de profissionais, pesquisadores e professores de diversas instituições que promoveram estudos e experimentos para viabilizar, aos produtores, soluções para a proteção, a recuperação e o uso econômico e sustentável de propriedades rurais nos seis biomas brasileiros (Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pampa, Amazônia e Pantanal).
Nesses dez anos de projeto foram desenvolvidos estudos sobre como adequar a propriedade rural às exigências da legislação ambiental, que estabelece regras específicas para o uso de Áreas de Preservação Permanente (APPs), Áreas de Reserva Legal (ARLs) e Áreas de Uso Alternativo (AUAs). O Biomas apresenta diversos resultados para os produtores rurais a curto, longo e médio prazo. Um deles é o projeto Pravaler, iniciativa que vai levar ao campo as pesquisas desenvolvidas pelo Biomas e mostrar ao produtor, na prática, como agregar sustentabilidade à produção.
“O principal objetivo do projeto foi empregar junto ao produtor rural medidas de legalização e conformidade ambiental exigida pela lei. Para que isso acontecesse em um país como o Brasil, nós visitamos cada um desses biomas, para entender as particularidades de cada um e dessa forma oferecer a melhor alternativa de se cumprir o Código Florestal de um modo geral”, explica Nelson Ananias, Coordenador de Sustentabilidade da CNA.