Produtores de Santo Antônio da Platina (PR) criaram um projeto de vigilância local para aumentar o patrulhamento na zona rural e conter os casos de furto e roubo em fazendas. O programa Vizinhança Solidária é uma parceria com o sindicato rural do município, Conselho de Segurança Pública e Polícia Militar.
A produtora Lígia Buso lidera a iniciativa e, segundo ela, algumas ações básicas são determinantes para aumentar a segurança. As propriedades receberam placas com código numérico e QR Code, que fornecem informações sobre nome do proprietário e contato.
Segundo ela, os casos mais comuns são os de furto de gado, independentemente do tamanho. “Fêmeas gordas, machos gordos, bezerros com quatro meses. Alguns animais são abatidos dentro da propriedade para pegar toda ou parte da carcaça. E maquinário também”, diz.
Moradora da zona rural há 42 anos, Lígia conta que a comunicação entre os produtores e as autoridades responsáveis pela vigilância é bem difícil por falta de estrutura. “Aqui, por exemplo, tenho internet, mas cabeada. Telefone não funciona”, comenta.