A armazenagem é um dos grandes desafios da agricultura brasileira. Das mais de 250 milhões de toneladas de grãos produzidas no país na safra 2019/2020, apenas cerca de 170 milhões de toneladas serão armazenadas, conforme a Cogo – Inteligência em Agronegócio.
Além disso, segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), aproximadamente 10% dos grãos guardados em silos são perdidos por conta de imprecisão no controle manual da temperatura e umidade.
Para mitigar esse problema, a Kepler Weber apresentou a plataforma Sync, que concilia Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês), automação e software. Com ela, o produtor pode acompanhar os indicadores pelo celular e fazer a gestão. Segundo a empresa, silos que tenham 100 mil sacas de soja e que registrem variação de 1% podem ter prejuízo de R$ 70 mil.
A Thermotech, do Paraná, também desenvolveu uma solução parecida, que pode ser adaptada para diversos tipo de silo,combinando também sensoriamento, automação e software para promover uma gestão inteligente.
Quer saber mais sobre tecnologia? Conheça o Ag|Evolution!