Pesquisa realizada pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), em parceria com a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), aponta que 69% dos produtores rurais concordam que o atual governo está valorizando o setor agropecuário.
De acordo com o presidente da Fiesp, Paulo Skaff, foram consultados 645 agricultores de todo o país, entre dezembro de 2019 e janeiro de 2020. “A média dos últimos anos foi abaixo de 10%”, disse ao presidente Jair Bolsonaro, durante almoço na capital paulista.
Em resposta, Bolsonaro afirmou que o governo continuará diminuindo o tamanho do Estado e desburocratizando, “pensando principalmente em quem quer produzir”.
Agenda 2020
Skaff destacou que a indústria está alinhada com a agenda de reformas do atual governo, mas aproveitou para encaminhar algumas prioridades do setor produtivo. “Temos que desburocratizar, simplificar muito a vida de quem produz e de quem trabalha. Temos que aprovar reformas, como a tributária e a administrativa tão importantes e o pacto federativo, além de medidas de combate à corrupção”, defendeu.
Bolsonaro confirmou ter conversado com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, no fim de semana, sobre as reformas. “[Rodrigo Maia] se mostrou mais do que simpático. Ele quer ser protagonista nesta questão. Então, essas medidas, com o apoio do parlamento brasileiro, dão mostras mais do que suficientes para dentro e fora do Brasil que estamos no caminho certo”.