Na América Latina e Caribe, 77 milhões de pessoas que vivem no campo não têm acesso a internet de qualidade. A constatação é de um estudo divulgado nesta semana e assinado pelo Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura (IICA), Microsoft e Banco Interamericano de Desenvolvimento.
Em entrevista exclusiva ao Canal Rural, o novo representante do IICA no Brasil, o argentino Gabriel Delgado, falou sobre os esforços internacionais para conectar a agricultura à tecnologia e os desafios no comando do instituto aqui no Brasil.
Segundo ele, existem muitos desafios para o instituto no Brasil e, o primeiro deles, é cumprir os programas de cooperação. “Além disso, para nós é o que vai acontecer no Global Summit, Cúpula dos Sistemas Alimentares, em Nova Iorque, em setembro, realizado pelas Nações Unidas. Vai ser um momento muito importante da política agrícola para o próximo quinquênio. E, por último, nós estamos organizando uma série de ações que vão começar com seminários voltados à organizações públicas nacionais, estaduais e também internacionais. Para o Instituto, é muito importante detectar quais vão ser as ações públicas que vão acompanhar a inovação que está acontecendo no setor privado”, disse.
Questionado sobre as políticas públicas e desenvolvimento do agronegócio brasileiro, ele explicou que há um trabalho muito importante e de muitos anos tanto no âmbito nacional como internacional. “O Brasil é um importante produtor de alimentos e vai continuar sendo por causa dessa parceria forte dos estados, união e também das instituições privadas e empresas”.
Sobre os estudos do IICA sobre as habilidades digitais na América Latina, entre os principais números estudados, Delgado explica que observou-se a grande importância da inclusão digital para o aumento dos índices de produtividade do setor agropecuário para toda América Latina e Caribe. “Setenta e sete milhões de pessoas na América Latina não têm acesso à internet de qualidade. O estudo revelou números preocupantes também sobre a não utilização da internet. Cerca de 30% desse público não têm acesso à internet de qualidade, mais de 20% do setor rural da América Latina não sabe o que é internet. Então, esse trabalho que temos pela frente é muito amplo porque exige uma política verdadeira de inclusão”, concluiu.