Diversos

Benedito Rosa: PL do autocontrole diminui custos e agiliza processos

Para comentarista do Canal Rural, as exportações de itens agrícolas não serão prejudicadas e os fiscais farão o sistema funcionar ainda mais

Em meio ao debate do Projeto de Lei (PL) do Autocontrole Sanitário, o comentarista do Canal Rural Benedito Rosa acha o projeto oportuno e já deveria ter sido feito antes. Segundo ele, a proposta é uma contribuição para o setor agrícola e agroindustrial, pois vai dar agilidade no processo produtivo e diminuindo a burocracia. “Com isso, a empresa passará a zelar até com mais cuidado, pois se ela não seguir os manuais do Ministério da Agricultura relativos, desde a recepção do produto até o processamento final, estará sujeita a multas que correspondem até 150% do valor do lote detectado.”

As empresas continuaram a ter a responsabilidade que sempre tiveram e o Ministério da Agricultura continuará a fazer as fiscalizações. O comentarista analisa que os fiscais do ministério terão suas atividades continuadas, sendo mais reconhecidos, pois vão fazer o sistema todo funcionar.

Essa medida, segundo Rosa, não vão prejudicar as exportações. “Uma missão que vem do exterior para o Brasil, vem aferir se seguem as normas internacionais e se é confiável o produto. Isso não depende da presença do fiscal do Ministério, confere à empresa cumprir os regulamentos.” afirma o comentarista.