Nesta terça-feira, 27, o presidente Jair Bolsonaro esteve reunido com entidades produtoras ligadas à cadeia de soja para debater, entre outras questões, a situação da disponibilidade dos produtos derivados no mercado interno e a alta nos preços no mercado interno.
“O presidente Bolsonaro está preocupado com a questão do abastecimento e com razão, pois nós corremos o risco de perder o controle da inflação dos alimentos se não houver equilíbrio na oferta internamente. Por outro lado, é difícil pedir para o produtor que não exporte. Com esses preços já temos mais da metade da safra já negociada”, diz Miguel Daoud, comentarista do Canal Rural.
Na opinião do comentarista, apesar do pedido para que se aumente a oferta, isso não será feito de uma hora para outra. Ele ressalta que uma política agrícola específica precisa ser pensada. “A velocidade da inflação é muito grande. No entanto, a alta de custos de produção ainda não reflete ainda em alimentos mais caros. É preciso agir com mais atenção para aumentar a oferta”, finaliza.