Em cúpula do Brics realizada nesta terça-feira, 17, o presidente Jair Bolsonaro defendeu a redução de subsídios agrícolas e prometeu denunciar países que compram madeira ilegal da Amazônia. Logo na abertura do discurso, o presidente anunciou que a Polícia Federal desenvolveu uma maneira de rastrear a madeira ilegal que é apreendida e, identificando os países que importam o produto fruto do desmatamento da Amazônia.
Para o comentarista do Canal Rural Bendito Rosa, essa atitude pode significar uma mudança interessante na postura do Bolsonaro. “Diferente do Trump, Bolsonaro defendeu uma reforma na OMC como fundamental para aumentar o comércio internacional. O presidente lembrou que a OMC se comprometeu em colocar em discussão e adotar medidas para diminuir os subsídios que distorcem o comércio agrícola internacional, reforçando que organização nunca fez nada prático nesse sentido”, afirma.
“Além disso, o presidente também aproveitou para comentar sobre a comitê de segurança da ONU, que é um pleito de cinco países, mas cabe lembrar que essa nova linguagem, mais polida e diplomática, pode ser uma mudança bem interessante que o presidente esteja adotando”, completa.