Em razão da forte estiagem que está atingindo vários municípios do Rio Grande do Sul, o departamento de água, arroios e esgoto de Bagé deu início ao rodízio de abastecimento na madrugada de sábado. A cidade está com um déficit de chuvas desde julho de 2020, colocando diversas regiões do estado em situação de risco hídrico.
- Coronel da Defesa Civil fala da situação do estado que enfrenta a falta de chuva desde o fim de 2019
Em 2020, a cidade conviveu com 90 dias de racionamento, e o período sem água chegou a 15 horas diárias. Sobre o assunto, conversamos com o Coordenador da Defesa Civil do Estado, Coronel Júlio Cesar Rocha Lopes. Ao todo, 115 municípios já decretaram situação de emergência por causa da estiagem.
“A Defesa Civil está com sua força máxima. Possuímos nove coordenadorias regionais para dar o suporte e apoio e orientação às prefeituras. Agora estamos em ano que se iniciam muitos prefeitos novos e estamos fazendo esse trabalho. Apesar das chuvas caírem no estado, elas ocorrem de forma muito irregular e isoladamente. Já viemos com a estiagem de 2019 e 2020 e estamos com força total nesta estiagem”, disse.
Segundo ele, a Defesa Civil está dando uma atenção especial aos municípios que enfrentam o racionamento, levando reservatório móveis de água para a população e para criação de animais. “Infelizmente, o prejuízo tem sido muito grande para pecuária, agricultura, comércio e indústria”, disse.