O ministro da Economia, Paulo Guedes, pediu nesta segunda-feira, 12, em Brasília, paciência à população e ao mercado financeiro depois de o Banco Central indicar nova recessão da economia. O índice de atividade econômica, o IBC-Br, uma espécie de prévia do produto interno bruto, mostra que a economia brasileira apresentou recuo de 0,13% no segundo trimestre de 2019.
Como o nível de atividade econômica já havia caído 0,2% nos três primeiros meses do ano, o cenário indica que a atividade econômica entrou numa recessão técnica, caracterizada por dois trimestres seguidos de queda do PIB.
De acordo com o economista e pesquisador da GV Agro Felippe Serigati, a alta expectativa do mercado brasileiro junto ao cenário econômico internacional ajudaram na recessão técnica, que influencia em uma nova perspectiva mais favorável para o segundo semestre. Ele acrescenta que, para a cadeia produtiva, é melhor travar os preços em um valor para garantir o retorno do que especular pelo alto risco de prejuízo.
Para o segundo semestre de 2019, a expectativa vai de acordo com a resolução de algumas medidas econômicas, como as reformas, que podem trazer mais crescimento a economia. Em comparação com 2018, o crescimento econômico já é significativo, mesmo em processo lento.