Pautas ambientais voltaram a ser propriedade dos Estados Unidos com o governo de Joe Biden. Além do retorno dos americanos ao Acordo de Paris, existe uma proposta de um aporte de U$ 20 bilhões para a conservação de florestas. Essas medidas podem beneficiar a agricultura brasileira, que vem trabalhando de forma intensa para tornar a produção pecuária cada vez mais sustentável.
O analista da Safras & Mercado Fernando Iglesias acredita que a novidade é muito positiva e deve trazer benefícios para a pecuária brasileira. “Já trabalhamos para ter uma pecuária sustentável. Nós temos aqui normas de rastreabilidade que garantem a origem e procedência dos animais para compradores exigentes”, afirma.
Com a conservação de florestas e a adoção de novas medidas sustentáveis, o analista acredita que é possível uma melhor relação entre União Europeia e Mercosul, além da aproximação com novos mercados. “No médio e longo prazo, precisamos buscar alternativas para não depender do mercado chinês, por isso é tão importante elevar a competitividade da carne brasileira no mercado internacional”, destaca Iglesias.