Inovações tecnológicas e de comunicação são ferramentas a serviço da educação rural

Pesquisa de pós-doutorado foi apresentada em palestra no Pavilhão Internacional da ExpodiretoO C2Rural transmitiu nesta quarta, dia 7, a palestra As Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação a Serviço da Educação Rural, dentro da programação do Pavilhão Internacional da Expodireto 2012, em Não-me-Toque, no Rio Grande do Sul.

A palestrante, Dra. Melita Hickel, apresentou a pesquisa de seu pós-doutorado, onde analisa a evolução e o uso de tecnologias de comunicação e informação pelos estudantes, abordando também a aplicação de novas ferramentas na educação rural.

A pesquisa revela que uma nova geração de alunos está se formando, com o desenvolvimento de novas habilidades cognitivas, os chamados “nativos digitais”. O aprendizado da tecnologia por estes alunos se dá através da tentativa e do erro, em um ambiente multimídia, desenvolvendo a capacidade de executarem diversas tarefas simultâneas. Uma capacidade destes estudantes é a de aprenderem discutindo, experimentando e sendo constantemente desafiados. De acordo com a palestrante, o novo ambiente de trabalho ideal para os estudantes deve prever um aprendizado voltado para a resolução de problemas no mundo real.

A palestrante relembrou discurso da presidente Dilma Rousseff quando do termo de pactuação do plano Brasil sem Miséria com os governadores da região sul, em que a presidente reforçou o compromisso do governo federal em garantir e assegurar para o mundo rural as mesmas condições de acesso a informações e à internet oferecidas hoje ao mundo urbano. É o reconhecimento da necessidade de levar a tecnologia da educação para o pequeno agricultor e o mundo rural. Melita ressaltou uma determinação do governo federal dada em outubro de 2011 de que os municípios e as áreas rurais devem pensar em formatos de educação a distância.

Participaram da palestra Lovans Owusu-Takyi, responsável por projetos de treinamento de agricultores em seu país, Gana, e Irama García, vice-presidente da Associação Venezoelana de Educação a Distância. Ambos apresentaram brevemente a realidade de seus países na temática da educação rural. Também participou da palestra o prefeito do município de Lagoa dos Três Cantos, Emor Weber. O município apresentou projeto de levar internet por fibra ótica a 100% das residências, incluída a área rural. Entre 600 concorrentes, o projeto foi escolhido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, e recebeu financiamento do governo federal para sua execução.

Para maiores informações sobre a pesquisa, a Dra. Melita Hickel disponibiliza seu endereço de email para contato: [email protected]