Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Tempo

Janeiro pode vir com chuvas acima da média em áreas do Sul

Com influência do La Niña, o tempo fica chuvoso no primeiro mês de 2022; veja onde a chuvas ficam acima da média durante o verão

O verão, que começa nesta terça-feira (21), ainda terá a influência do La Niña, fenômeno que trouxe muitos efeitos para o clima durante a primavera, como a falta de chuva no Sul e o excesso de águas no Norte do Brasil.

Segundo a previsão do tempo, o cenário não será diferente durante o verão. A chuva ficará acima da média no Norte, em áreas do Nordeste e norte de Mato Grosso. Os volumes serão menores no Centro-Oeste e Sudeste, com níveis abaixo da média histórica.

No Sul, a situação será mais grave, principalmente no Rio Grande do Sul, onde a seca tem afetado áreas produtoras.

Em janeiro, a chuva continua especialmente no centro e Norte do Brasil. Na região central, os volumes ficam abaixo da média, mas não deixa de chover. Os volumes podem ficar acima da média, e a seca deve dar uma trégua em áreas do norte do Rio Grande do Sul, sul de Santa Catarina, Paraná e sul de Mato Grosso do Sul, com volumes que podem chegar a 200 mm.

No entanto, a partir de fevereiro, as chuvas voltam a se concentrar nas áreas mais ao Norte, ficando novamente abaixo da média no Centro-Sul do país.

A partir de março, a situação de seca se agrava no Sul. Em São Paulo e Mato Grosso do Sul, as chuvas podem ir embora mais cedo em função do La Niña.

Sair da versão mobile