Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Abate de boi em MT recua para nível mais baixo desde 2010, diz Imea

Carne Fraca e a paralisação de frigoríficos são apontados como principais responsáveis pelo fraco desempenho no primeiro semestre, de acordo com Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária

Fonte: Famasul/divulgação

A operação Carne Fraca e a paralisação de frigoríficos reduziram o abate de bovinos em Mato Grosso durante o primeiro semestre deste ano. Nos seis primeiros meses do ano, foram abatidas 2,272 milhões de cabeças, um recuo de 4,2% em relação ao registrado em igual período de 2016 (recorde de 2,371 milhões de animais). O desempenho corresponde ao pior nível para o período desde 2010 (2,25 milhões de cabeças), segundo o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Em relatório, os pesquisadores do Imea afirmam que esta queda já era esperada. “Visto que em abril houve a paralisação de diversas plantas frigoríficas no estado, marcando o mês com os menores números de abate desde dezembro de 2008”, informam os pesquisadores, na análise. “Com este abate reduzido no primeiro semestre, o segundo semestre se inicia com a expectativa de continuar uma ‘tradição’ que já dura seis anos em Mato Grosso, que é ter um volume abatido maior que o primeiro semestre”, completa o Imea.

Em relação apenas ao mês de junho, o abate totalizou 401,08 mil cabeças, um aumento de 7,34% ante junho de 2016 (373,64 mil). Em relação a maio, houve queda de 8%. “Tal retração se deu por causa da quantidade de fêmeas abatidas em junho, que foi 18,41% menor do que no mês anterior”, conclui o Imea. 

Sair da versão mobile