Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

ABQM promove bem-estar de cavalos e cavaleiros

Durante as competições do Congresso Brasileiro do Quarto de Milha, os cavaleiros precisam de fisioterapia para garantir bom desempenho do conjunto

Fonte: Hugo Lemes/Divulgação

Durante o Congresso Brasileiro de Quarto de Milha, realizado nesta semana em Avaré (SP), os animais são as verdadeiras estrelas, mas os cavaleiros também recebem uma atenção especial para ter um bom desempenho nas provas. Desse jeito, rodeado de profissionais, os conjuntos se preparam para demonstrar na pista o melhor desempenho possível.

Nos cavalos, por exemplo, é passada uma pasta branca nas patas. O produto funciona como uma bolsa de gelo e deixa a área desinchar.  O tratamento é indicado para cavalos atletas como os que competem no interior paulista.

Já pelos lados dos cavaleiros, o treinamento físico é fundamental para não faltar fôlego nas provas. “ Fazemos bastante a parte aeróbica com corridas e a parte de musculatura, que complementamos com academia. Desse jeito, podemos ter uma maior concentração sobre o cavalo e ajudar na passada”, disse o competidor Celso Mendes.

Mas quem pensa que a preocupação com o físico termina junto com a prova está enganado. Após as disputas, os competidores passam por uma sessão de fisioterapia. “No caso dos competidores de três tambores, o esforço é feito nos giros e arranques que repercutem no corpo do cavaleiro, podendo gerar algumas lesões musculares, fadigas e distensões”, alertou o fisioterapeuta Leonardo Petrolli.

A importância da fisioterapia é atestada pelo recordista mundial da prova de três tambores, Evelino Rocha. “A gente fica muito bem com essas sessões, pois as provas acabam deixando o corpo muito tenso. Com a fisioterapia, ficamos mais relaxados”, contou.

A iniciativa de oferecer cuidados para os competidores durante o evento foi de uma empresa de produtos veterinários, que viu essa importância. “Queremos fazer com que a associação seja forte e acreditamos na raça”, finalizou o diretor de marketing da Vetnil, Cristino de Sá.

Sair da versão mobile