Associação Angus apresenta reivindicações a Kátia Abreu

Empenho para melhorar exportações à UE e pela implantação da Plataforma de Gestão Agropecuária estão entre as principais demandasA Associação Brasileira de Angus levou importantes demandas da cadeia da carne bovina a uma reunião com a ministra de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu. Foram apresentadas as principais necessidades em relação à produção e à exportação de carne bovina de qualidade.

Durante a reunião, o presidente da entidade, José Roberto Pires Weber, solicitou atenção especial da ministra quanto à implantação da Plataforma de Gestão Agropecuária (PGA), para a criação de um banco de dados único das cadeias produtivas do agronegócio de todos os Estados. A associação dos criadores de angus foi a primeira na pecuária a se inscrever na PGA.

Além disso, segundo Weber, foi pedido o empenho do Mapa para a abertura da Cota 481, para exportação de carne bovina em condições especiais à União Europeia. Segundo ele, a Cota 481 (High Quality Beef) conta com tarifas especiais e excelente valorização para a carne de alta qualidade, proveniente de animais terminados em sistemas intensivos. O que se encaixa perfeitamente no angus produzido no país, especialmente na região Centro-Oeste, onde predomina o sistema de confinamento.

O presidente destacou ainda que todos que estavam presentes da reunião com a ministra se posicionaram a favor da rastreabilidade bovina como instrumento de boas práticas produtivas e pela liberação das avermectinas para bovinos.