Boi gordo pode ter leve queda a curto prazo

Se o consumo permanecer mais fraco, a oferta de gado maior, típica deste período, deve pressionar preços para baixoNeste primeiro mês do ano de 2015, a  cotação da arroba do boi gordo alcançou preço histórico em Mato Grosso, acima dos R$ 130,00, chegando a R$ 130,07 no dia 15, segundo levantamento do Imea. 

Esse patamar,nunca havia sido verificado pelo Imea no Estado de Mato Grosso. Comparando os dados do Imea e do Cepea, o diferencial de base entre Mato Grosso e São Paulo no mês de dezembro diminuiu cerca de 1,49 ponto percentual, fechando em 10,43%. O diferencial em todo o ano de 2014 teve média de 12,37% e foi quase 3 pontos percentuais menor que no ano de 2013, quando registrou 15,32%.

Esse ritmo de valorização mais acelerado no Estado se deve ao mercado brasileiro bastante aquecido, e também à grande demanda internacional pela proteína bovina mato-grossense. Segundo estudo realizado pelo Imea, a perspectiva é de que o estoque de machos disponíveis para abate neste ano seja 6% menor que no ano anterior, mantendo a oferta restrita. Com isso, a expectativa do Imea é de que os preços tendam a se manter firmes neste início de ano.

Tendência de redução fraca

Já o analista da Scot Consultoria Gustavo Aguiar vê uma tendência de redução fraca nos preços. Na semana passada, o mercado do boi gordo encerrou pressionado, com vendas de carne fracas e colaboram com as tentativas dos frigoríficos de impor valores menores para a arroba. Aguiar explica que, com consumo mais lento no início do ano, a carne no mercada atacadista vem sofrendo desvalorizações consecutivas. Segundo ele, no mercado varejista também existe uma tendência de redução de preços.

– Por mais que a gente não tenha uma oferta de gado muito abundante neste momento, preços da carne em queda pressionam mercado e fazem com que o frigorífico tente pagar cada vez menos pelo boi. O que deve acontecer no curto prazo é a oferta maior de gado, típica para esse período. Isso somado a um consumo um pouco mais fraco – se acontecer ao longo dos próximos meses – representa tendência de redução no preço do boi, apesar de não ser uma redução muito forte – conclui.