A raça braford surgiu nos Estados Unidos, como resultado do cruzamento de gado hereford com animais zebuínos. Inicialmente, a reprodução era feita com exemplares brahman, o que explica o nome da raça sintética. No Brasil, entretanto, foram utilizados outras raça de origem indiana para cruzar com o hereford, como o nelore e o tabapuã.
O objetivo dessa combinação de sangue é aliar os predicados dessas duas cargas genéticas. Do hereford, o braford herdou a fertilidade, a precocidade e a boa musculatura, que resulta em excelente qualidade da carne.
Do lado dos zebuínos, a raça mestiça trouxe a rusticidade, demonstrando grande capacidade de adaptação ao clima tropical e resistência a carrapatos e vermes.
Dessa forma, o braford demonstra alto potencial para o abate precoce, mesmo consumindo alimento de qualidade inferior e sem prejudicar as características da carne.
A pelagem do braford mantém as cores vermelha e branca do hereford, mas é curta, por influência do sangue zebu. Uma “marca registrada” dos exemplares da raça são as manchas escuras em volta dos olhos.