Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Brasil vai quadruplicar exportação de sêmen ao Panamá em três anos

Habilitação de novas centrais de inseminação brasileiras devem elevar vendas de 5 mil para 20 mil doses por ano

Fonte: Claudio Bezerra/Embrapa

A revisão do protocolo sanitário e a habilitação de seis novas centrais de inseminação no Brasil vão aumentar em quatro vezes a exportação de sêmen bovino para o Panamá. Atualmente, as vendas ao país da América Central são de cerca de 5 mil doses por ano e devem saltar para 20 mil nos próximos três anos. Esta é a expectativa da Associação de Criadores de Zebu do Panamá, que afirma que as raças mais procuradas pelos pecuaristas locais são nelore, gir leiteiro, girolando e guzerá.

“Essas raças se adaptam melhor ao nosso clima, que é muito quente e parecido com o clima brasileiro”, afirma o diretor da entidade, Gabriel Alexis Aparício. Segundo ele, a pecuária brasileira zebuína é uma das melhores do mundo e o Panamá tem “importado” técnicos brasileiros para expandir a produção de embriões no país.

Habilitação 

Uma comitiva formada por cinco representantes do Panamá chegou ao Brasil na última segunda-feira, dia 21, e vai visitar seis centrais de inseminação no Brasil para inspecionar as operações sanitárias. A expectativa é que, se aprovadas, as primeiras exportações dessas unidades ocorram no primeiro trimestre de 2017. 

“Após as visitas, vamos fazer uma apresentação do que foi feito aqui para o Ministério da Agricultura do Panamá e então vem a parte burocrática, que deve ser resolvida apenas no próximo ano”, afirma Alexis Villarreal, inspetor do Ministério do Desenvolvimento Agropecuária do Panamá.

A comitiva panamenha já esteve em Brasília, onde participou de reunião com representantes do Ministério da Agricultura brasileiro. De lá, os representantes seguiram para Goiás e, nesta quarta-feira, dia 23, visitaram a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) em Uberaba (MG). O próximo destino é Mogi Mirim (SP). A viagem termina no domingo, dia 27.

Sair da versão mobile