Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Cavalos gêmeos da raça crioula nascem no Rio Grande do Sul

Fato é considerado raro entre animais da raça, segundo a presidente da Associação Paulista de Buitaria

Uma situação rara aconteceu na cidade de Mata, no Rio Grande do Sul, em janeiro. Uma égua deu à luz equinos gêmeos da raça crioula.  

De acordo com a dona dos animais, Mariana Novack, a égua SJ Nadadeira pariu dois machos, filhos de Festivo de Santa Edwiges. Um teria puxado a mãe e outro, o pai. 

O caso é considerado raro entre a raça. Segundo a médica veterinária e presidente da Associação Paulista de Buitaria, Camila Freitas Batista, normalmente a égua aborta pelo fato de o útero não conseguir alimentar dois animais ao mesmo tempo.

“É raro haver o nascimento de potros gêmeos. Em geral, a égua aborta pois o útero não consegue ‘alimentar’ os dois. Se nasceram normais, não há recomendação especial a não ser ver se a égua tem leite suficiente pros dois. Um deles, ou os dois, poderia ter nascido fraco. O que não me parece ser o caso”, afirma Batista. 

A doutora diz ainda que é necessário verificar as condições da égua para amamentar os dois filhotes. “Se a égua não tiver leite suficiente para os dois, eles devem ser alimentados por mamadeira”, completa. 

Sair da versão mobile