O fotógrafo especialista em pecuária Rubens Ferreira trabalha há 20 anos fotografando a pecuária brasileira. A profissão requer sensibilidade, habilidade e também conhecimento técnico. Mas quem não é profissional também pode capturar belos momentos, se seguir algumas dicas.
De acordo com Ferreira, duas coisas são essenciais ao fotografar animais: a primeira é conhecer cada animal e raça, a segunda é um bom olhar artístico. “Principalmente quando a gente ta trabalhando com gado, é preciso entender que cada raça tem sua característica que deve ser destacada na foto. Outro ponto é conciliar esse conhecimento com a parte artística, então utilizar uma luz bonita, uma técnica um pouco diferente para ter um diferencial no seu trabalho”, explica.
Além de fotografar pelo país, Ferreira foi convidado a participar de uma excursão na Índia para fotografar um rebanho de zebuínos que seria importado para cá. “É o berço do zebu, então tive contato com a parte mais rústica da raça que aqui no Brasil os animais não têm essas mesmas características”.
A dica fundamental do fotógrafo para quem quer registrar os próprios animais é ter paciência, além de estar atento aos detalhes. Mas a paciência é parte fundamental de uma boa com animais, já que é você quem deve se movimentar de acordo com o rebanho.
Confira na galeria abaixo algumas das fotografias de Rubens Ferreira: