A Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB) vai realizar a avaliação genômica dos reprodutores da raça no País em parceria com especialistas da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Araçatuba e da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). Para o projeto, a entidade espera coletar amostras de mais de 200 animais até o fim deste ano.
O material será analisado pelo professor Fernando Garcia da Unesp, que irá utilizar marcadores moleculares para identificar os animais que transmitem as características desejáveis.
Já no ano que vem, a ACBB espera ter em mãos informações genômicas que possam melhor orientar criadores que utilizam reprodutores brahman e atrair pecuaristas interessados em investir na raça.
Ao fim do projeto, a associação diz que reunirá dados zootécnicos dos animais que foram identificados com características superiores para intensificar a seleção genética.
“A produtividade da pecuária brasileira avança rapidamente e a raça tem todas as condições de ser uma opção ainda mais importante na cadeia de produção de carne de qualidade”, afirma o presidente da ACBB, Alexandre Ferreira, em nota.
A raça brahman é oriunda dos Estados Unidos e se originou a partir do cruzamento de animais nelore, gir, guzerá e krishna valley. Oficialmente, a raça chegou ao Brasil em 1994, ano em que o Ministério da Agricultura registrou a primeira importação dos Estados Unidos.