Cuidado com bem-estar das vacas aumenta produção de leite

Medidas podem compensar o aumento de custos visto neste ano 

O cuidado com o bem estar das vacas é fundamental para o sucesso na pecuária leiteira, uma vez que reduzir o estresse térmico melhora a produção e a reprodução dos animais. A questão é destaque na 15ª Agroleite, maior evento do setor leiteiro do país, que acontece esta semana em Castro, no Paraná.

Os expositores possuem cuidado especial com os animais, aparando os pelos e até descolorindo, tudo para valorizar a beleza. Mas o zelo com os bovinos vai além da aparência. É preciso que elas se sintam confortáveis. Isso por que o conforto animal pode melhorar a produtividade e compensar o aumento dos custos de produção neste ano.

– Eu acho que de 20% a 30% [aumento de custos]. Alguns tiveram um aumento de custo neste sentido aí. Tá certo que nós estamos vindo com uma matéria prima que estava ensilada, mas nós temos que implantar outras culturas agora e isto é tudo dolarizado. O adubo é dolarizado – diz o presidente Associação Paranaense de Criadores de Raça Holandesa (APCBRH), Hans Groenwold.

Com as altas temperaturas, principalmente no verão, o estresse térmico é um dos maiores desafios. Além de investir em ventiladores, os produtores podem aproveitar outras técnicas. O pecuarista Lucas Guinter Rabbers, dono da vaca recordista em produção de leite no torneio leiteiro da Agroleite, com uma média de mais de 100 litros por dia, refresca as vacas com um pouquinho de água.

– A vaca sua, mas é muito pouco. Então, esta sensação térmica que a gente tem a hora que entra o ventilador, a vaca não tem. É como se a gente estivesse com casaco de couro. É isso que eu aprendi. Meus funcionários dizem: “tá frio, não vamos ligar a aspersão, coitadas das vaquinhas”. Mas eu falo: “vista um casaco de couro e daí esquenta” – afirma.

Depois que instalou aspersores, o pecuarista viu a produtividade aumentar em 2 litros de leite por dia por animal, um ganho que faz toda diferença no final do mês. Diminuir o estresse térmico também é primordial para garantir o sucesso na reprodução das vacas.

– Se tu tem qualquer coisa errada em relação ao meio, com relação ao seu animal e ao potencial genético dele, o primeiro ponto que você vai ver falha é na reprodução. Então, se aumentou a temperatura, o leite não cai, mas a reprodução já diminui – diz o médico veterinário e professor da Unesp José Luiz Moraes Vasconcelos.