O couro é a peça principal para a fabricação das botas. É o que explica Ricardo Luciano Ferreira, auxiliar de produção de um fábrica em Uberaba, no triângulo mineiro. Ele conta que, aproximadamente, 200 pares de botas e botinas são fabricados por dia, são gastos cerca de 50 metros de couro.
O dono da fábrica, Carlos Costa, conta que a primeira etapa inclui o uso do machado, mas é só para aparar algumas pontas do couro. Segundo ele o corte das peças é feito por facas moldadas no aço. Sob o peso da prensa cada parte é recortada e depois ser usada na montagem de um novo calçado.
Depois do corte, as peças precisam ter as laterais afinadas, para facilitar na hora da costura e dar um melhor acabamento. Essa etapa é chamada de chanfração. Na sequência, é feita a carimbação. Na máquina aquecida, o couro recebe o carimbo da fábrica em alto relevo. Em seguida é pregada a biqueira, para dar estrutura à frente do calçado.
Na fábrica do Carlos, assim como em várias outras pelo país, as botas e botinas com a frente trabalhada viraram mania. São modelos variados com casco de tatu, escama de peixe, aramada, entre outras. Para fazer a casco de tatu, por exemplo, as tiras de couro são pregadas e costuradas uma a uma.
Para finalizar, é só aplicar o solado. Além da cola, a maioria das botas e botinas também são costuradas.
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