Com programação de dez leilões oficiais e um shopping de touros, começou nesta quinta-feira, dia 15, em Uberaba (MG), a 45ª edição da Expoinel, evento mais importante da raça nelore no país. A expectativa dos organizadores é de movimentar entre R$ 15 milhões e R$ 20 milhões até o fim da exposição, no dia 25. Pelo segundo ano consecutivo, entretanto, a Expoinel divide espaço com eventos das raças gir leiteiro e brahman.
É aqui que se encerra o calendário do ranking nacional do nelore. A disputa pelo grande campeonato começa no próximo domingo, dia 18. São esperados mais de 800 animais das raças nelore e nelore mocho. Este ano, a grande novidade está no índice de pontuação, que vai ter um peso ainda maior na classificação final.
O gerente executivo da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil, André Locateli, explica que o índice multiplicador de pontuações na Expoinel é 10% superior ao de qualquer outra exposição da raça. “Neste ano, esse ‘sobrepeso’ na pontuação é de 30%. Com isso, a pontuação aqui é valiosíssima e pode definir o ranking nacional”, diz.
Gir leiteiro e brahman
O Parque Fernando Costa, em Uberabam, também sedia neste período a Expogil, exposição nacional do gir leiteiro, que encerra o ranking nacional da raça. Duzentos animais devem ser julgados e outros 40 disputarão o torneio leiteiro.
Além disso, o local ainda recebe a Exposição Internacional do Brahman. Entre as atrações do evento, estão os julgamentos em pista e a modalidade a campo, além de palestras técnicas sobre a raça.