Verão é a época em que é necessário se manter bem hidratado e evitar a exposição prolongada ao calor. Isso você já sabia, certo? Mas o que talvez tenha passado despercebido é que essas recomendações também valem para o seu cavalo. Com o forte calor desta época, é fundamental redobrar os cuidados com os animais, para evitar problemas intestinais, pulmonares e até cardíacos.
Confira, a seguir, as dicas da médica-veterinária Petra Garbade e do coordenador técnico do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul, Mateus da Costa Lange, para cuidar bem do seu animal na estação mais quente do ano:
1. ÁGUA – Nunca deixe faltar água para o seu cavalo. No verão, o consumo do animal é muito maior, e a falta de água pode causar problemas gastrointestinais.
2. COCHO – Mantenho o cocho com feno e volumosos em geral. Se o animal vai estar menos ativo durante o verão, diminua a quantidade de grãos oferecidos.
3. SOL – Evite deixar os animais expostos durante os períodos de sol mais forte ou mantê-los em locais quentes. Deixe-os em ambiente aberto de preferência no início da manhã e no final da tarde.
4. CASCOS – Se, durante o verão, o cavalo continuará a ser montado, tenha cuidado maior com os cascos, para o animal não se ferir com o chão quente.
5. FÉRIAS – Vai dar férias para o seu campeão e deixar de montá-lo? Nesse caso, o mais indicado é retirar as ferraduras dos posteriores.
6. VIAGEM – Vai levar o animal para algum lugar durante as férias? Então certifique-se de que o local tenham piquetes de acordo com as necessidades do cavalo. Lembre também de informar ao responsável pelo lugar quais os cuidados necessários para o seu animal.
7. PROBLEMAS – Caso perceba algo de errado com o local onde o cavalo está alojado, o proprietário deve comunicar o quanto antes o responsável pela hospedagem ou mesmo o conselho veterinário.