Eduardo Móglia Suñe é o novo presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). Ele foi eleito nesta quarta-feira, dia 31, com 803 votos de associados, contra 708 contabilizados para o outro candidato, Marcelo Moglia. Esta foi a segunda vez da história da ABCCC em que uma eleição não teve chapa única.
Em sua primeira declaração à frente da entidade, Suñe afirmou que a prioridade de sua gestão será o cavalo crioulo. “A ideia é trabalhar com ainda mais afinco pela raça, com a nossa experiência. Eu fiquei muito feliz de chegar aqui neste momento e todos que quiserem agregar são bem-vindos”, disse.
Mais conhecido como Dado Suñe, ele é administrador especializado na área rural e proprietário da Cabanha Quilero, de Bagé, interior do Rio Grande do Sul. Aos 19 anos, correu em uma égua de sua propriedade na final do Freio de Ouro e, há três décadas, é jurado morfológico e funcional da raça.
Suñe julgou por duas ocasiões a morfologia da Expointer e é um dos jurados com maior número de participações na final do Freio de Ouro. Ele já foi presidente do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Bagé, além de vice-presidente e presidente da Associação Rural de Bagé. Antes da eleição, atuava como vice-presidente de núcleos da ABCCC.