Mais de 840 animais da raça nelore disputam o título de grande campeão da Expoinel Minas 2016, realizada até o próximo fim de semana em Uberaba (MG). A feira abre a temporada de exposições de gado do ano e é uma das principais vitrines do país para o gado de elite.
A Expoinel oferece uma das maiores pontuações do ranking nelore, em julgamentos que ocorrem durante toda a semana. Também estão programados cinco leilões oficiais, além da realização do Espaço Shopping, para a venda de touros.
De acordo com Roberto Alves Mendes, criador de nelore há mais de 50 anos, o evento é “obrigatório” para quem faz parte do ranking da raça. O criador participa de todas as esdições da Expoinel. Neste ano, levou 35 animais para a disputa dos julgamentos e vai participar dos leilões.
Loy Rocha, gerente-executivo da Associação Mineira de Criadores de Nelore, que organiza a exposição, conta que o índice de multiplicação da Expoinel é de 4,94, fator derivado do número de expositores e de exemplares participantes. “Assim, o animal que fizer 100 pontos vai para 494 pontos, o que pode garantir um ótimo início nessa disputa do ranking”, explica.
Os julgamentos preliminares dos animais começam nesta segunda-feira, dia 22, e são realizados ao longo da semana. O vencedor de cada categoria concorre ao título de grande campeão da raça.
Participam dos julgamentos apenas animais registrados nas associações. Ates de entrarem na pista, os machos passam pelo exame andrológico para comprovar a fertilidade, e as fêmeas são submetidas ao exame de gestação para confirmar a prenhez.
De acordo com Fábio Eduardo Ferreira, jurado da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), os animais são subdivididos em categorias de acordo com a idade. As votações são feitas em cada categoria e, após o julgamento de cada grupo, chega-se aos campeões. “Ao final do julgamento, nós classificamos os animais e escolhemos a grande campeã e o grande campeão da Expoinel Mineira”, conta.