Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Exposição de mangalarga marchador tem recorde de cavalos

Evento ocorre em Belo Horizonte entre os dias 13 e 23 de julho e conta com a presença de 1,7 mil animais

Fonte: Roberto Pinheiro/ABCCMM

Começou nesta quarta, dia 13, em Belo Horizonte (MG), a 35ª edição da Exposição Nacional do Mangalarga Marchador. O evento é o maior em quantidade de equinos da mesma raça na América Latina.

Segundo o diretor da Escola Nacional de Árbitros, Tiago Resente Garcia, o diferencial do animal mesmo é a marcha, que já vem embutida na genética da raça. “O mangalarga marchador é um cavalo de sela. É um cavalo muito versátil, onde a principal característica é a marcha. O animal já nasce com este comando cerebral para marchar e é um andamento completamente diferente do trote, da andadura. Onde os animais quando se movimentam nunca perdem o contato com o solo. Daí vem a sua comodidade. É um animal muito cômodo, muito macio”, disse.

Os campeonatos da raça começaram hoje e vão até o próximo dia 23. A disputa envolve campeonatos de marcha, de morfologia e provas esportivas. “Isto mostra que o nosso cavalo é um cavalo bem versátil. É um cavalo de muita beleza, de muita docilidade, de muito temperamento de sela, mas também é um cavalo que pode ser muito bem usado na parte de esportes também”, falou Daniel Borja, presidente da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Mangalarga Marchador.

Recorde
A edição deste ano da exposição registrou recorde de inscrições. São mais de 1,7 mil animais participando dos campeonatos. Também é esperado aumento de público, com mais de 200 mil visitantes.

Os números são explicados pela paixão que a raça desperta em criadores e admiradores, como Geraldo Batista, que já levou animais para competir em outras edições do evento, mas que, desta vez, compareceu apenas para contemplar os cavalos. “Eu estou preparando uma tropinha para o ano que vem. Para trazer pra nacional para enfrentar tudo isto aqui tem que estar na ponta do casco. Então, eu estou preparando para,pelo menos, competir bem e não ficar muito atrás”, disse.

Sair da versão mobile