Participarão 2 mil animais de nove raças zebuínas de corte e de leite. Na chegada, as fêmeas passam pelo exame de gestação, e nos machos são feitas avaliações de perímetro escrotal, área de olho de lombo e medição de carcaça. O nelore é a raça com maior número de animais na feira.
– As categorias de fêmeas conforme a raça, elas têm uma exigência de estarem prenhas para entrar na pista de julgamento. Nós temos um profissional que faz o ultrassom nas vacas e confirma prenhez. Se ela estiver em uma categoria que exija prenhez e ela não estiver prenha ela não participa do julgamento – afirma o coordenador do colégio de jurados, Mário Moura.
Mesmo com os inúmeros avanços do melhoramento genética, a pista de julgamento continua sendo uma das melhores ferramentas da pecuária brasileira. Nos próximos dias devem passar pela exposição os principais reprodutores e matrizes das raças zebuínas.
Para essa edição da Expozebu estão programados 34 leilões, quatro shoppings de touros, torneios leiteiros e palestras técnicas.