Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Falta de registro impede financiamento para aquisição de matrizes bovinas em Goiás

Crédito é concedido apenas para compra de animais certificados, mas rebanho do estado tem menos de 1% de vacas registradas

Fonte: Henrique Bighetti/Canal Rural

Pecuaristas e produtores rurais de Goiás buscam soluções para a aquisição de matrizes ou reprodutores de genética bovina. Segundo a Federação de Agricultura do estado (Faeg), o Banco do Brasil restringiu o financiamento apenas a animais que apresentarem certificados de registros emitidos pelas associações de criadores.

A Faeg informa que existe um percentual pequeno de animais registrados. Das mais de 2,4 milhões de vacas que foram ordenhadas em 2015, não foi possível chegar a 1% de animais registrados.

Os dirigentes da entidade temem que outros entraves possam inibir os financiamentos e os investimentos desses produtores. Por essa razão, a Faeg encaminhou um documento ao Conselho de Desenvolvimento de Goiás, pedindo intervenção junto ao Conselho Deliberativo (Condel) do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) e à Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste.

Em nota, a assessoria de imprensa do Banco do Brasil afirma que as diretrizes para a concessão do crédito são formuladas pelo Conselho Deliberativo do FCO. Como agente financeiro das operações, o banco atua de acordo com a política vigente, informa a nota.

Sair da versão mobile