Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Megaleite 2015 já tem a primeira campeã da raça gir leiteiro

A fêmea Mandala Vila Rica conquistou o título de grande campeã do torneio leiteiro da sétima exposição internacional da raça

Participaram do torneio em Uberaba (MG) 29 fêmeas da raça gir leiteiro que competiram em três categorias: fêmea jovem, vaca jovem e vaca adulta. O torneio funciona por meio de dez ordenhas sucessivas com intervalos de oito horas entre cada uma, sendo uma ordenha às 6h, uma às 14 horas, às 22 horas, e assim sucessivamente até completar dez ordenhas. Depois, descarta-se a maior delas, a considerada ordenha de esgota. Assim, restam outras nove, de onde é tirada a média de três dias dos animais.

A catergoria fêmea jovem teve como campeã a Cacimba FZD Lumi, da Lumiar Agropecuária. Em nove ordenhas, o animal obteve média de produção de 49 quilos e 940 gramas. A fêmea também conquistou o título de Melhor Úbere Jovem. Já na categoria vaca jovem, a campeã foi Devassa Wad, com total de produção superior a 105 quilos de leite.

Com média de produção superior a 167 quilos de leite, a grande campeã do torneio leiteiro foi Mandala Vila Rica, que também conquistou o título de Melhor Úbere na categoria vaca adulta.

– Nós, da Vila Rica, fazemos um trabalho em busca de seleção, imprimindo sempre essa genética melhoradora e ela traduziu isso, pois não é o primeiro título que ela ganha, já é o terceiro – explica Dilson Cordeiro, criador da fêmea campeã.

Sair da versão mobile