Mercado de pôneis cresce 20% ao ano

Com seu tamanho diminuto, raças de pônei são especialmente voltadas para iniciar crianças na equitação

A diversificação do uso do pônei tem gerado aumento na procura pela criação desses animais no país. De acordo com a Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Pônei (ABCCPônei), o segmento cresce 20% ao ano. Existem diversas raças desse cavalo de pequeno porte, como pônei brasileiro, piquira, welsh pony, fjord e haflinger.

pônei brasileiro, obviamente, foi desenvolvido no país. Trata-se de um cavalo destinado à iniciação de crianças na equitação, podendo ser usado também em tração leve. De acordo com o criador Gustavo Terra, do Haras Terra, em Tupanciretã (RS), os animais da ração são ágeis, de bom temperamento para o serviço e dóceis. Eles têm ainda boa desenvoltura no passo, no trote e no galope.

Terra começou a criação em 1968, com apenas um casal da raça. Atualmente, a tropa do criador tem mais de 200 animais, que se destavam em provas de baliza e de tambor.

No padrão estabelecido para a raça, o ideal é que a altura seja de 90 centímetros. Os machos, ao atingirem 36 meses de vida, não podem ultrapassar 1 m de altura, enquanto o limite para as fêmeas é de 1,1m. Os exemplares podem ter todo tipo de pelagem.

Já o piquira é um cavalo marchador que pode ser montado tanto por crianças quanto por adultos. Versátil, pode ser utilizado em todas as modalidades hípicas, como salto, provas funcionais, cavalgadas e concursos de marcha. 

Ele tem proporções equilibradas entre a altura da cernelha e comprimento do corpo. Seu porte é um pouco maior do que o do pônei brasileiro, podendo medur até 1,30m (machos) e 1,28m (fêmeas).

welsh pônei, por sua vez, tem aparência mais compacta e forte, com até 1,22m de altura. São aceitas nesta raça todas as pelagens, exceto appaloosa e pampa.

O pônei fjord é originário da Noruega, e é considerado um dos cavalos mais antigos do mundo e com maior pureza racial. Acredita-se que eles tenham sido domesticados há 4 mil anos. São rústicos e de fácil adaptação. 

Os fjord adultos variam em altura entre 1,37m e 1,47m, com peso oscilando entre 400 e 500 kg. A pelagem predominante é baia, com tonalidade variando dos tons escuros aos mais claros.

haflinger, de origem austríaca, mede até um máximo de 1,5m, e tem uma pelagem alazã uniforme, variando do café-com-leite claro até o avermelhado, com crinas e caudas de fios longos e quase brancos.