Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Milho três vezes mais caro aumenta em 100% custo de produção de suínos em SP

Criadores sofrem com aumento dos gastos na atividade e desvalorização do suíno vivo

Fonte: Embrapa / Lucas Scherer

Criadores de suínos de São Paulo enfrentam elevação dos gastos e desvalorização do animal vivo. Preço do milho, um dos principais insumos da atividade, triplicou em um ano, afirmam produtores, o que, em alguns casos, fez os custos de produção subirem 100%.

É o que ocorreu com o suinocultor Ricardo Pereira de Mello, de Limeira (SP), que acusa um prejuízo de R$ 500 no mês passado, em razão do aumento da cotação do dólar em relação ao real e pela elevação do preço do milho. Ele afirma que, anteriormente, 1 kg de suíno pagavam 9 kg do cereal. “Hoje, com 1 kg de suíno, eu compro em torno de 3,5 kg de milho”, diz.

A disparada no preço do milho no mercado interno vem ocorrendo desde o fim do ano passado, já tendo ultrapassado o patamar de R$ 50 a saca em diferentes regiões do país. As exportações do grão, por sua vez, superaram 5 milhões de toneladas em fevereiro, enxugando o mercado interno.

Por trás desse ritmo de embarques ao mercado internacional, está a desvalorização do real, afirma o analista do setor de grãos do Rabobank Brasil, Renato Rasmussen. “Nos últimos 24 meses, o real desvalorizou 60%. Com isso, a gente ficou muito mais competitivos no mercado internacional”, afirma o analista. Segundo ele, a tendência é de que, nos próximos meses, os preços caiam de 10% a 15%. 

Sair da versão mobile