Ministério da Agricultura declara 15 estados e DF como área livre de peste suína clássica

Parte do Amazonas também está inscrita na zona sem ocorrência da doença, que é altamente contagiosa

Fonte: Arquivo/Agroceres

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou no Diário Oficial da União desta quarta-feira, dia 20, uma instrução normativa que declara vários estados e municípios brasileiros livres da peste suína clássica (PSC).

Foram considerados livres de ocorrência da doença Acre, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins e, no estado do Amazonas, os municípios de Guajará, Boca do Acre, sul do município de Canutama e sudoeste do município de Lábrea.

Essas áreas não podem receber animais e material genético suíno de unidades da federação que não estão livres da doença. A publicação do Mapa segue a orientação da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), que, em maio deste ano, confirmou essa classificação.

A PSC é causada por um vírus e a notificação ao serviço veterinário oficial e à OIE é obrigatória. Segundo o Mapa, o Brasil não registra nenhum caso da doença desde 2009. Os últimos ocorreram no Amapá, Pará e Rio Grande do Norte, estados situados na zona que ainda não é livre da doença. O último caso de PSC na zona livre, reconhecida nacionalmente desde 2001, foi em 1998.